Cafés especiais é um nome dado aos grão-verdes de café, que passaram por um alto grau de seleção, sem defeito e com muitas variações de sabores e aromas.

Os cafés são doces naturalmente, proveniente da própria fruta madura do café. O por isso a importância de se colher somente os frutos maduros, em se tratando de café especial. 

Muito estudiosos dizem que os cafés já nascem especiais, o homem que devido ao malcuidado deixa o café perder qualidade no pé ou no beneficiamento após a colheita. 

Esse cuidado extra com a fruta que buscamos valorizar. O beneficiamento adequado do café faz com que sejam preservadas as características mais sensíveis a fatores externos, como luz, umidade, calor, doenças e fungos.

Ao preservamos essas características, temos cafés naturalmente doces, que tornam a experiência de beber o café bem diferente do que muitos estão acostumados. É aqui que entra em ação a propagação do conhecimento por meio de uma comunicação clara e objetiva sobre a importância de beber café de qualidade. 

Os cafés de baixa qualidade, muitas vezes contém muitos defeitos que não apreciamos no dia a dia, como grãos com brocas, grãos com o sabor da fruta verde, o azedinho de uma fruta quase apodrecendo e fora o sabor do mofado. 

Naturalmente quando passamos a gostar de tomar café, passamos a apreciar certas marcas, agora o que pedimos a nossos clientes e amigos, passem a gostar do café que é de qualidade, preferencialmente do nosso estado, com doçura natural, assim iremos diminuir o consumo de açúcar, gerar empregos aqui e ainda sorrir a cada gole do café.