prensa-terrafe

A Prensa Francesa é um método de preparo de café que não utiliza filtro de papel e nem energia elétrica, sendo considerado um método eco-friendly. Já conhecida no mercado há bastante tempo, a Prensa Francesa tem registros históricos de existir desde 1850 nas cozinhas francesas, mas quem a remodelou e registrou oficialmente foi o designer italiano Attilio Calimani, em 1929, 79 anos depois, tornando-a assim uma invenção Franco-Italiana.

Por ser de fácil utilização e proporcionar uma bebida mais encorpada e saborosa, foi rapidamente difundida por toda a Europa. Esse método produz um café fresquinho e gostoso através da fusão entre a água e o café moído, permitindo que os óleos e resíduos naturais se mantenham em sua xícara graças à ausência do filtro de papel.

 

prensa-terrafe4

 

Como usar a Prensa Francesa? 

A Prensa Francesa é composta basicamente por duas partes: um copo e um êmbolo, sendo normalmente de vidro com plástico, metal ou madeira. Ela possui um filtro de metal com tela bem fina acoplada ao seu corpo que separa o pó da água, não absorve óleo e é fácil de limpar e de descartar sua borra. Além de toda essa facilidade, é um método sofisticado, bonito e de fácil limpeza.

O principal segredo está no êmbolo: são 3 pequenas partes rosqueadas. O filtro metálico funciona como uma peneira mesmo, que faz a separação do café pronto e da borra. Justamente por não ser de papel, ele não retém os óleos essenciais do café, preservando-os e proporcionando uma maior percepção do verdadeiro sabor do café escolhido para ser filtrado nesse método.

Para fazer café na Prensa Francesa, basta colocar a água e o café escolhido em infusão por alguns minutos e depois pressione a haste para baixo, que moverá o filtro e separará o pó do café pronto. Depois é só servir!

 

 

A Prensa Francesa pode ser utilizada para fazer café e até mesmo chá, devido a sua facilidade de infusão e separação do pó/ervas do líquido pronto e da facilidade de preparo.

Falando do café, que é nosso principal assunto, e do sucesso da origem desse preparo, esse método se tornou mundialmente conhecido devido ao saboroso café com mais corpo que produz e também da facilidade de ser feito, pois não precisa de eletricidade e nem de filtro de papel. É um método que pode ser levado em viagens, para a casa dos amigos e até mesmo preparar aquele cafezinho no trabalho.

 

 

Qual o melhor café para Prensa Francesa?

Falando da Prensa Francesa, o ideal para esse método filtrado é o café com moagem mais grossa (moagem fina serve apenas para métodos que utilizam filtro de papel) e água quente. Nossa indicação é que, não só para esse, mas para qualquer método filtrado, seja adquirido um café ainda em grão e que o mesmo seja moído apenas na hora de ser preparado, mantendo assim toda a estrutura e qualidade do café, que fará diferença na hora de beber.


Somos defensores do bom café e por isso, indicamos um café especial para a utilização em qualquer método de preparo. Assim, você evitará decepções e sabores irreais em sua xícara. Nós indicamos os cafés especiais Capixabas, valorizamos nossos produtores locais e descobrimos um mundo de aromas e sabores.

Você encontra esses cafés em nossa loja virtual Terrafé.

 

Como fazer seu café ?

– Esquente a água para ser adicionada no método.

– Faça a moagem grossa do seu grão, indicamos utilizar 16g de pó para 200ml de água.

– Pré-aqueça a Prensa Francesa com a água quente, adicionando-a no recipiente e depois descarte-a. 

– Adicione o café moído no fundo da Prensa.

– Agora, adicione a água quente ao café no recipiente da Prensa Francesa.

– Misture bem ambos e deixe em infusão por 4 minutos.

– Após o tempo, pressione o êmbolo com delicadeza  para separar o pó do líquido e a deixe pressionada, para manter a separação do líquido e da borra, evitando assim a transferência de resíduos.

– Sirva e curta o seu Momento do Café!