Após vários meses de expectativa, o nosso dia de subir a serra chegou, nosso 1° dia do Coffee Hunter 2020. Começamos o dia as 05:00 da manhã, fazendo aquele café especial.

Pegamos estrada às 06:00, o dia ainda estava clareando, estamos no inverno, passando pelo centro da cidade de Vitória, rumo a BR-262. 

A estrada ainda vazia, cruzamos com alguns ciclistas fazendo o treino da madrugada, mesmo momento a ansiedade já havia tomado conta, expectativas diversas quanto aos nossos encontros. 

Costumamos falar que o nosso trabalho é formado por encontros, a vida na verdade, e estamos indo mais para alguns encontros que serão marcados para sempre.

Após alguns km rodados, a placa icônica “Montanhas Capixabas” é avistada e logo a passamos, sinal de que já estamos nas Montanhas do Espírito Santo, terra de muitas culturas, tradições e os nossos desejados cafés especiais. 

Paramos no Posto do Café, famoso local de parada na BR-262 no trevo para Marechal Floriano. Nosso primeiro destino está a poucos minutos de nós, mas antes, um café com pão de queijo.

Após um café e algumas ligações, fomos ao encontro do nosso amigo, produtor e atual Campeão do Concurso de Qualidade de Cafés Especiais de Marechal Floriano, ano de 2019, nosso admirado Edmar Busato, do sítio Santa Maria. 

Marcamos de nos encontrar em um ponto na estrada, para evitar nos perdermos nas estreitas estradas de terra. Após algumas curvas já avistamos o mestre dos cafés especiais, de moto, para nos conduzir aos tesouros.

Chegando da propriedade, encostamos o carro e o bate papo caloroso já estava formado. Seu filho Igor, veio e se juntou a nós, os desafios da produção dos cafés especiais contado por quem está conseguindo fazer a diferença, por alguns longos anos. Tradição, qualidade e muita paixão.

Vendo de perto, cheirando e tocando nos melhores cafés da nova safra que estão por vir. No terreiro suspenso, os cafés mais promissores para este ano já estão mapeados. Agora é só dar continuidade ao acompanhamento e logo serão disponibilizados para o Brasil e mundo.

Edmar também contou que o ano de 2017 foi um grande “divisor de águas” para a região, pois com a crescente demanda por cafés especiais no Brasil, puxada pelas cafeterias de São Paulo, o seu melhor café foi descoberto por muitos, deste ano então, passou a conquistar valores de venda melhores. 

Prêmios estaduais e municipais estão pendurados em sua garagem, mostrando com muito orgulho o trabalho consistente em prol da qualidade nos cafés especiais.

Depois de algumas horas andando e batendo papo, uma pequena pausa para um café com bolo, que café meus amigos! Me surpreendi ao ser servido por um café de cor clara e brilhante, seu aspecto já indicava que foi muito bem feito, ao aproximar a xícara do nariz, lá estava ele, doce, frutado e muito prazeroso.

A família reunida na mesa, conversando das nossas aventuras em prol do café e o principal, falando de como só estamos começando o trabalho com os cafés especiais.

Emocionante ver que o produtor vem mudando os hábitos e acompanhando as novas formas de valorizar o café, servir o seu meu café é prova dessa mudança dos novos tempos. 

Após esse maravilhosos café, algumas fotos, sorrisos e muitos projetos, partimos do Sítio Santa Maria

Parabéns meus amigos! Belo sítio, belos cafés e bela família!

Até a próxima visita ☺

 

 

Raul Guizelini

Especialista em Cafés da Terrafé